top of page
Últimas Notícias

REQUIEM PARA UM JOGO: O GAME OVER DE GRAND CHASE

  • Foto do escritor: Mundo Otaku
    Mundo Otaku
  • 7 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

O fim de uma era feliz para os fãs do jogo que teve 6 milhões de usuários no Brasil

Grand Chase, ou simplesmente GC para os fãs, foi um game que fez muito sucesso no Brasil, com mais de 6 milhões de usuários em seu auge e picos de quase 40 mil jogadores simultâneos. Essa trajetória feliz de nove anos de duração foi encerrada em abril de 2015, com o desligamento definitivo do servidor do jogo de batalhas online.

"Esse jogo foi a minha vida. Eu sempre disse que eu só pararia de jogar Grand Chase por dois motivos: quando eu morresse ou quando o servidor fosse desligado. Infelizmente, o servidor foi desligado antes", afirma Mauricio Katayama, um dos maiores fãs do título no país, ao IGN Brasil.

Ele e outras centenas de fãs participaram de uma "festa de despedida" na cidade de São Paulo, um show com Lucas Lima, que pegou as músicas do game e as colocou para uma orquestra tocá-las como forma de prestar uma homenagem -- de muito bom gosto -- para todos os presentes que choraram por perder um jogo ao qual dedicaram boa parte da suas vidas.

Grand Chase foi desenvolvido pela KOG, produtora sul-coreana de games online. O game colocava seus personagens em batalhas jogador contra jogador ou os unia em equipes para realizar missões. "A simplicidade do gameplay aliado aos personagens fofinhos foi uma receita que atraiu muitos no Brasil", explica Eric Araki, gerente de desenvolvimento da Level Up!, que publicava o jogo no Brasil.

Durante nove anos da operação Grand Chase no país, a Level Up! realizou diversos eventos para os fãs brasileiros, com conteúdos novos e exclusivos, inclusive publicando uma revista que cobria exclusivamente o jogo.

Entretanto, no começo de 2015, a KOG resolveu encerrar as atividades do game da Coreia, o que obviamente refletiu no Brasil. "Um dia, recebemos um email em que anunciaram que o game seria encerrado na Coreia. Foi muito triste", comenta Barbara Wr, gerente de produto da Level Up!. "Tentamos negociar com eles, evitar que isso acontecesse, mas no final, tivemos de desligar o servidor".

Araki comenta que a Level Up! tentou adquirir o game da KOG e até sugeriu criar conteúdo exclusivo para o Brasil, algo que não deu certo. "Eles não aceitaram vender o jogo", conta.

Os servidores de Grand Chase foram desligados às 22h do dia 13 de abril de 2015. Muitos jogadores ficaram até o último instante conectados, até o momento em que a imagem do game congelou e não voltou mais. Ninguém mais podia jogar.

Alguns dias após o desligamento que deixou milhares de “órfãos”, um evento reuniu os fãs para um último momento ligado a Grand Chase. Foi um espetáculo celebratório com muito choro e ar de despedida.

"Ainda não sei o que vou fazer", diz o jogador Maurício Katayama, conhecido como um dos jogadores mais ativos e dedicados de Grand Chase -- tanto que quase perdeu o próprio casamento por causa do jogo. "Tinha um evento do GC no mesmo dia e que exigiria muito do meu tempo. Mas achei que eu terminaria ele antes de ter que me arrumar. Após um bom tempo jogando, minha mãe e tia entram no quarto e me perguntam, desesperadas, se eu não iria me arrumar para o meu casamento. Cheguei atrasado com minha noiva no altar, brava, mas deu tudo certo. Ela não se aborreceu muito porque também gostava do jogo".

Katayama também sentirá falta da comunidade, que, segundo ele, não vai acabar junto com o game. Enquanto se preparava para assistir ao show, ele era abordado para fotos e conversas por outros jogadores com quem teve contato diário ao longo dos anos.

A Level Up! considera a comunidade uma das principais forças que ajudaram a popularizar Grand Chase no país. Essa mesma comunidade estava unida para acompanhar os últimos instantes de existência do jogo e escutar as últimas notas das canções que embalaram tantas horas de batalhas online. Por mais que Grand Chase tenha chegado ao seu "game over", o amor desses fãs dedicados continuará bastante vivo.

 
 
 

Comments


Saudações Terrestres!

Somos o Mundo Otaku e esse é nosso BLOG

Siga
  • Facebook Globe
  • Twitter Globe
  • Google+ Globe
  • YouTube Globe
  • Facebook Globe
  • Twitter Globe
  • Google+ Globe
  • YouTube Globe

Mundo Otaku

© 2016 por Mundo Otaku. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page